Você tem medo de investir no Tesouro Direto?
Os títulos públicos são o investimento perfeito para quem deseja ter segurança e rentabilidade, são os investimentos mais conservadores e seguros do Brasil, mas ainda tem muita gente que tem medo desse tipo de investimento.
É normal ficar inseguro na hora de começar seus investimentos, por isso, sempre oriento que antes de aplicar seu dinheiro, conheça bem o investimento.
O Tesouro Direto é o nome de um sistema que foi criado em 2002 pela Secretaria do Tesouro Nacional, em parceria com a BM&F Bovespa, para possibilitar a venda de títulos públicos do Tesouro Nacional diretamente para pessoas físicas, através da internet.
Antigamente, uma pessoa só conseguia investir em títulos públicos através de fundos de investimento, ofertados pelos bancos e outras instituições financeiras.
O sistema do Tesouro Direto funciona como um site igual aos dos bancos, porém ainda mais fácil e simples. A compra e venda dos títulos públicos são realizadas facilmente e também podem ser feitas através do site da corretora, dependendo da plataforma que ela disponibiliza para seus clientes.
Os Títulos Públicos são títulos emitidos pelo Governo Federal com o objetivo de captar recursos para o financiamento da dívida pública e atividades governamentais para infraestrutura, saúde e educação. Sendo assim, o governo emite títulos que rendem juros como forma de pagamento para o investidor.
Quando você compra um título público pelo Tesouro Direto, você empresta dinheiro para o governo por um prazo determinado em troca de rendimentos.
Algumas das vantagens de investir em Tesouro Direto são:
- Valor de aplicação baixo, com apenas R$ 30,00 você pode realizar um investimento em títulos públicos.
- Investir em títulos públicos é um investimento seguro, ou seja de baixo risco.
- Os rendimentos dos títulos públicos são maiores que o investimento mais tradicional do Brasil, a conta poupança.
- O Tesouro Direto, oferece diversos tipos de títulos públicos para diferentes objetivos tanto de curto até longo prazo.
- Tesouro SELIC: título público do tipo pós-fixado que paga juros iguais à taxa básica de juros da economia brasileira, a taxa SELIC.
- Tesouro Prefixado: título público do tipo prefixado que paga juros fixos definidos no momento da aquisição, ou seja da compra.
- Tesouro Prefixado com Juros Semestrais: título público do tipo prefixado que paga juros fixos definidos no momento da compra, mas com o pagamento do rendimento dos juros a cada 6 meses.
- Tesouro IPCA+: são títulos públicos corrigidos pela taxa IPCA, a taxa da inflação oficial do Brasil e também pagam uma remuneração fixa, que é determinada no momento da compra.
- Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais: são títulos públicos corrigidos pela taxa IPCA, a taxa da inflação oficial do Brasil e também pagam uma remuneração fixa, que é determinada no momento da compra, mas com o pagamento do rendimento dos juros a cada 6 meses.