Qual é a diferença entre PGBL e VGBL?
Vamos entender a diferenças entre os planos de previdência privada PGBL e VGBL?
PGBL - Plano Gerador de Benefícios Livres, é o produto de previdência indicado para os clientes que fazem a declaração anual do Imposto de Renda Pessoa Física pela versão completa, pois podem deduzir o valor das contribuições efetuadas no ano até o limite de 12% da renda bruta.
Exemplo: Um investidor que possui renda bruta anual de R$ 100.000,00 poderá deduzir do imposto de renda até R$ 12.000,00 em contribuições.
No PGBL a alíquota de imposto de renda incide sobre o valor total do resgate, ou seja, sobre o valor investido no plano e sobre os rendimentos.
VGBL - Vida Gerador de Benefícios Livres, é indicado para pessoas que são isentas da declaração de Imposto de Renda ou que realizam a declaração de imposto simplificada, pois as contribuições não podem ser abatidas do IR.
A maior vantagem do VGBLs em relação aos PGBLs está no fato de que a alíquota do imposto de renda no VGBL incide apenas sobre os rendimentos e não sobre o saldo total do plano como no caso dos PGBL.
Outro público indicado para os VGBLs são indivíduos que já possuem PGBLs, porém o montante de suas contribuições já está no limite de 12% da renda bruta anual.
Neste caso os valores adicionais de contribuição perderão o benefício fiscal, sendo mais indicado que as contribuições adicionais sejam realizadas através de um VGBL, pois conforme já foi dito as alíquotas de IR incidem apenas sobre os rendimentos e no PGBL incidem sobre o valor total de resgate do plano.
É importante conhecer os tipos de planos de previdência privada e suas características para tomar melhores decisões e garantir um futuro mais rico.